Quem sou eu?

Minha foto
Prefiro a fúria dos "loucos" a hipocrisia dos "sãos"

terça-feira, 31 de julho de 2012

Se era Bayer, era bom?


Enviado por Paulo Mussoi - 
30.1.2009
 | 
19h12m


Fonte:  http://oglobo.globo.com/blogs/sobredrogas/posts/2009/01/30/se-era-bayer-era-bom-157718.asp#.UBfGrccrPtd.facebook


O material abaixo andou circulando pela internet nas últimas semanas. É mais um interessantíssimo exemplo de como os conceitos de ilegalidade e imoralidade a respeito do uso de substâncias psicoativas é relativo e navega ao sabor da cultura, do conhecimento científico e dos hábitos comportamentais contemporâneos das sociedades.

Um frasco de heroína da Bayer
Entre 1890 a 1910 a heroína era divulgada como um substituto não viciante da morfina e remédio contra tosse para crianças


 Propaganda de heroína da Martin H. Smith Company, de Nova YorkAlém, de analgésico, a heroína era usada como remédio contra asma, tosse e pneumonia. Misturá-la com glicerina (e comumente açúcar e temperos) reduzia o amargor da substância e o deixava mais palatável para a ingestão oral.

Drops de cocaína para dor de denteEm 1885, eram muito populares para crianças. Não apenas acabava com a dor, mas também melhorava o "humor" dos usuários.

Ópio para asmaEsse "National Vaporizer Vapor-OL" era indicado para "asma e outras afecções espasmódicas". O líquido volátil era colocado em uma panela e aquecido por um lampião de querosene 

Vinho de coca Vinhos a base de folhas de coca eram muito comuns no século 19. Este do cartaz acima, da Metcalf, era um dos mais populares. O cartaz a afirma que a bebida tinha efeitos medicinais, mas o vinho também era era consumido pelo seu valor "recreador". A Coca-Cola foi, de certa forma, uma versão sem álcool dos vinhos de coca.

Vinho MarianiEm 1865, o Mariani era o principal vinho de coca do seu tempo. E o Papa Leão XIII era seu principal garoto-propaganda. O Santo Padre sempre carregava um frasco de Vinho Mariani na batina, e premiou seu criador, Angelo Mariani, com uma medalha de ouro do Vaticano.

Opiáceo para bebês
A fórmula, antigamente, para aquietar bebês recém-nascidos não cantiga nem embalo. Era ópio. 
Esse frasco de paregórico (sedativo) da Stickney and Poor era uma mistura de ópio de álcool que era distribuída do mesmo modo que os temperos pelos quais a empresa era conhecida. As dosagens recomendadas eram:
Para crianças com cinco dias: 3 gotas
Duas semanas:8 gotas
Cinco anos: 25 gotas
Adultos: uma colher cheia

Nenhum comentário:

Postar um comentário